top of page

Relações Públicas e Turismo Regional

RELAÇÕES PÚBLICAS E TURISMO: uma reflexão sobre Comunicação e Pós-Modernidade


Autor : Helaine Abreu Rosa, Mary Sandra Guerra Ashton


Resumo: Esse artigo busca uma reflexão a cerca da relação que pode existir entre Turismo e Relações Públicas com o objetivo de revelar a Comunicação e a Pós-Modernidade que se acham umbricados no ambiente comum do Turismo e das Relações Públicas. Para tanto, a sustentação teórica será fundamentada nas noções de Comunicação Integrada, desenvolvida por Kunsch e Pós-Modernidade, conforme Maffesoli, enquanto se analisa as características intrínsecas e conceituais específicas de cada uma, mas que sugerem uma interface e uma complementação entre ambas, promovendo o diálogo por meio da relativização e do estilo proposto para uma pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais. As investigações revelaram o Turismo e as Relações Públicas como um ambiente comunicacional inserido na Pós-Modernidade e formador do corpo social por meio da interação.


As relações públicas como instrumento para o processo de planificação e gestão da atividade turística


Autor: Rodrigo Amado Dos Santos


Resumo: Este trabalho constitui-se de visões sociais do turismo com a interface das relações públicas como forma organizacional e administrativa, possibilitando a aquisição de conhecimentos que servem de suporte na efetivação de uma política gerencial adequada no contexto turístico atual brasileiro, onde as comunidades e instituições turísticas devem manter uma situação harmoniosa para que sigam sua evolução de forma sustentável e equilibrada.


Eventos: área de interesse para os profissionais de turismo, relações públicas e marketing


Autor: Celene Fidelis Frias Ferreira.


Resumo: Devido à tendência mundial do crescimento na área de prestação de serviços, eventos tem tido grande expansão o que vem despertando interesse de diversos segmentos profissionais nessa área de atuação. Inicialmente busca-se nesse artigo mostrar a vinculação dos profissionais de Marketing, Turismo e Relações Públicas com a área de eventos., apresentando um breve histórico do processo evolutivo de cada profissão no intuito de contextualizá-las para uma exposição de conceitos. Discorre o artigo também sobre as diversas abordagens que vêm sendo apresentadas na literatura sobre o conceito de eventos.


As Relações Públicas no desenvolvimento do Turismo Sustentável em Canudos


Autor: Lidiane Santos de Lima


Resumo: A cidade de Canudos, localizada no semi-árido baiano, por ter sido cenário de guerra fratricida em 1897, vem chamando a atenção de estudiosos e curiosos que compõem seu atual potencial turístico. Por não suportar um Turismo de massa, a localidade necessita desenvolver atividades de sustentabilidade, que gerem retorno positivo tanto para turistas quanto para moradores. Para que a relação entre comunidade, turistas e poderes públicos aconteça de forma a beneficiar todas as partes, faz-se necessário planejar a comunicação entre elas, através de Relações Públicas. O artigo objetiva, portanto, analisar a importância das Relações Públicas na implementação de atividades turísticas e, particularmente, no desenvolvimento do Turismo Sustentável em Canudos, que carece manter relações positivas não apenas com os visitantes e turistas, mas também com a sua comunidade local.



Siga -     nos
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Twitter Basic Black
Recentes
bottom of page