top of page

RELAÇÕES PÚBLICAS E TURISMO: PARCERIA DE CARREIRA

O profissional de relações públicas pode atuar em diversos segmentos, aplicando seus conhecimentos e técnicas, mas o que difere é sua especialização já que a profissão abre um leque de possibilidades de aprendizado e trabalho. Na área do turismo não é diferente. O trabalho de Relações Públicas, atrelado ao turismo, pode gerar bons resultados. A seguir, serão apresentadas quatro dicas de planejamento em turismo.

1° RP DICA: durante a fase preparatória de um evento turístico/viagem, atrair o cliente é fundamental. Para que isso aconteça é preciso fazer um estudo do público. O conhecimento do público de interesse permite que o profissional adeque o seu planejamento e direcione as informações relevantes para cada pessoa, atraindo o cliente e convencendo-o a fazer uma viagem ou passeio turístico.

2° RP DICA: a fase intermediária de uma viagem ou passeio turístico é a fase na qual a programação de fato acontece. O cliente já chegou até a agência e está na hora da sua viagem. A comunicação é muito importante nessa fase. O atendimento do profissional tem que sanar todas as dúvidas e passar confiança para o cliente, criar um bom relacionamento e iniciar a formação de uma imagem positiva. Todas as ações do profissional nesta fase devem ser cautelosas já que qualquer erro refletirá de maneira negativa para a agência e anulará todo o trabalho de pesquisa exercido na primeira fase.

3° RP DICA: A fase posterior à viagem, ou passeio turístico, é tão importante quanto às outras fases, pois mesmo que o cliente tenha realizado seu objetivo, poderá precisar outras vezes do mesmo serviço, bem como recomendar para outras pessoas. O bom relacionamento desenvolvido em todas as fases anteriores é o que fará o cliente voltar. É preciso fazer-se lembrado para fidelizar o público. O contato pós-serviço é fundamental, ferramentas como lembretes de pacotes promocionais, guias turísticos, mensagens ou eventos que façam com que o cliente se sinta especial e parte da agência faz toda a diferença.

4° RP DICA (extra): o planejamento de relações públicas é fundamental em qualquer segmento que este profissional venha a trabalhar. No turismo, este começa muito antes de qualquer viagem ou passeio. O planejamento é feito a partir de uma pesquisa de público e até sobre os próprios pontos turísticos, pois o profissional precisa estar preparado para as possíveis adversidades. É necessário também fazer um controle do que está sendo realizado dentro daquela agência e avaliar estes acontecimentos para assim corrigir ou melhorar o que não está certo, ou, não está adequado para aquele determinado público. O profissional deverá assessorar aquela agência a realizar um atendimento de excelência que refletirá em um bom relacionamento e uma imagem positiva da organização.


Siga -     nos
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Twitter Basic Black
Recentes
bottom of page