top of page

RP Entretenimento

LIVROS


A Cor Púrpura


Lançado em 1982, o ganhador do prêmio Pulitzer e também adaptado para o cinema pelo diretor Steven Spielberg, o romance A cor púrpura escrito por Alice Walker retrata em forma de cartas o cotidiano de Dona Celie, uma dona de casa negra no sul dos Estados unidos.

Logo em sua primeira página já pode se ter noção da profundidade do enredo, pois nela a protagonista relata o gatilho de sua história de vida, o abuso sexual por parte de seu pai quando ela ainda tinha apenas 14 anos, que a leva até concepção de duas crianças. Após ser separada de seus filhos Celie é obrigada a casar-se com um viúvo e se separar de sua irmã, apesar de tudo ela não desiste de sua batalha. Ao desenrolar das cartas são expostas


A Vida Secreta das Abelhas

A vida secreta das abelhas se passa nos Estados Unidos durante os anos 60 e apresenta a jovem Lily Owens, de apenas 14 anos, que decide fugir de casa com a ajuda de sua babá, uma jovem negra chamada Rosaleen.

Lily perdeu a mãe quando pequena. Seu pai é uma pessoa agressiva, em sua empreitada, Lily, decide conhecer a trajetória de sua mãe. Seu destino Tiburon uma cidade que parece fazer parte do que ela procura. Ao chegar no local, ela e Rosaleen são acolhidas por três irmãs negras, proprietárias de uma criação de abelhas.


Esta é uma história de descobertas, superação e principalmente muito amor, com momentos fortes nos quais se pode ver nitidamente o racismo da época

FILMES

12 anos de Escravidão (2014)

Nos anos de 1841, Solomon Northup é um homem negro livre que vive com sua família no norte dos Estados Unidos. Após aceitar uma proposta para trabalhar em outra cidade, é enganado e vendido como escravo. Aprisionado e refém de todo o tipo de humilhação física e psicológica durante 12 anos, Solomon enfrenta as imposições de seus dois senhores, Ford e Edwin Epps.

Histórias Cruzadas (2012)

Nos anos 60, na pequena cidade de Jackson, Skeeter (Emma Stone) é uma garota rica que deseja realizar sua vida como escritora e retorna a cidade. Ela então começa a fazer uma série de entrevistas com mulheres negras que trabalham como empregadas da elite branca.


Em meio a uma descoberta de fortes histórias de vida, Skeeter encontra Aibileen Clarck, uma empregada que aceita ajudá-la a se aprofundar na realidade do sistema e levantar questões importantes sobre liberdade e humanidade.

SÉRIES

Raízes (2016)

Kunta Kinte nasceu em Gâmbia, na África, e vivia com seus pais, porém aos 17 anos é capturado e levado com outros homens negros num barco até a América para ser vendido como escravo. Inconformado com a nova realidade de vida, Kunta tenta escapar de sua escravidão a todo o custo.


Raízes é uma minissérie estado-unidense e uma refilmagem da minissérie homónima de 1977, baseada no romance de 1976, Roots: The Saga of an American Family de Alex Haley.

Cara Gente Branca (2017 - )

Em uma universidade composta pela maioria de estudantes brancos, um grupo de jovens negros se destaca lutando por seus direitos e posicionando discussões sobre várias características do racismo: colorismo, blackface, desigualdades, etc. Por meio da criação de um canal de rádio, esses jovens irão ter seu lugar de fala e desmitificar piadas, atitudes e conceitos que expressam o racismo além de abordarem os próprios preconceitos existentes dentro da “raça” negra.


Cara Gente Branca é uma série que trata de um drama real na vida de muitas pessoas negras, fazendo com que abram os olhos para pensamentos e ações de racismo que permanecem enraizados na sociedade.


Siga -     nos
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Twitter Basic Black
Recentes
bottom of page